Votar PS É VOTAR NO APOIO À JUVENTUDE (8)

Já o dissemos neste blogue, e repetimos, no que respeita ás politicas de apoio à juventude o governo de José Socrates, não só ouviu, como actuou. É também, analisando estes dados, que nós, jovens, conscientes dos problemas que afectam a juventude do nosso país temos de agir, votando, no único candidato que percebe os jovens, e tem a sensibilidade e o bom senso de agir com politicas concretas e realistas nas áreas que mais preocupam os jovens. sobretudo no combate à precariedade, na luta contra o desemprego e os falsos recibos verdes. no apoio à habitação, na sua facção de arrendamento e no desenvolvimento do conceito de habitação a custos controlados.
Aqui ficam algumas politicas praticadas na área da Juventude:
- Facilitámos o acesso à habitação. Apoiámos o arrendamento jovem, através do programa Porta 65. Em 2008, 34 mil jovens foram apoiados, ao abrigo de programas de apoio ao arrendamento.
- Combatemos a precariedade e promovemos o emprego. Com a reforma laboral, acabaram os estágios profissionais não remunerados e consagrou-se a presunção de contrato de trabalho, no quadro do combate aos falsos recibos verdes. Foram reforçados os estágios profissionais para jovens, atingindo, em 2009, 37.000. E foram lançados instrumentos de apoio à criação do próprio emprego por desempregados e à integração de 30.000 desempregados em instituições não lucrativas.
- Investimos na educação: empréstimos para estudos superiores; passe escolar até aos 23 anos e intensificação da acção social escolar; acesso a computadores e a ligação à Internet em banda larga; programa Novas Oportunidades.
- Promovemos o Associativismo. Com o apoio dado pelo Governo, e com a nova lei do associativismo, o número de associações jovens aumentaram de 1141 em 2005 para 1400 em 2009. O número de jovens associados aumentou de 356 mil para 800 mil, e o financiamento aumentou de 5,1 milhões de Euros para 6.7 milhões/ano. Com este resultado o incremento da participação activa dos jovens na vida económica, social e cívica aumentou significativamente, cumprindo-se o compromisso com a Juventude firmado no início da legislatura, e tendo sido, ainda, criadas as bases para o prosseguimento sustentado dessa aposta.
- Apostámos na mobilidade jovem. A aposta na mobilidade jovem teve um incremento sem precedentes em Portugal durante esta legislatura. Construímos 8 novas Pousadas da Juventude, requalificámos 7, e temos hoje ao dispor dos jovens 47 Pousadas contra as 33 existentes no início da legislatura. A oferta de camas que passou de 2334 em 2005 para 3466 em 2009. Este resultado permitiu que Portugal possua hoje uma das mais modernas redes de pousadas de juventude da Europa.

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
somos jovens...e somos socialistas!!! somos de coruche e por coruche - o secretariado da jota S!!!