CONTAMOS CONTIGO!!!

No passado dia 4 de Julho a Juventude Socialista esteve presente, nas piscinas municipais, na apresentação da candidatura de Dionísio Mendes á Câmara Municipal de Coruche, de José Coelho á Assembleia Municipal de Coruche, e dos candidatos às Juntas de Freguesia.
A Concelhia de Coruche da Juventude Socialista, reforça o seu apoio a tais candidaturas.
Juntos trabalharemos em conjunto de modo a que as nossas ideias, as tuas ideias, enquanto jovem coruchense, sejam consideradas.
Numa óptica de campanha aberta, a Concelhia de Coruche está disponível para te ouvir, e sobretudo para que possas partilhar connosco a tua visão sobre o nosso concelho.
Pelo Progresso, Pela obra desenvolvida e Por Coruche nos inspirar, teremos de estar ao lado do Partido Socialista.
ATREVE-TE A AGITAR CORUCHE COM A JS!!!!
CONTAMOS COM O TEU APOIO, JUNTO A NÓS E AOS NOSSOS CANDIDATOS.
Saudações socialistas

Malabarismos Eleitorais - CORUCHE 2009 - artigo de opinião

Estamos em plena época eleitoral, ainda não no auge…mas já se começa a delinear as primeiras estratégias, e sobretudo, os estrategas que muita tinta ainda farão correr nos próximos tempos.
Coruche, naturalmente não é excepção. Mas mais do que a Campanha em sí mesma, o que realmente me desconcerta é a forma de fazer campanha que já esta a começar a revelar-se por alguns.
Nestas alturas, não só se deve olhar para o futuro, mas também se deve avaliar o passado, e um passado ainda bem recente.
Ora veja-se, quem acompanhou de perto durante quatro anos as sessões da Assembleia Municipal deve recordar-se de alguns episódios dignos dos melhores tablóides de jornal deste país…
Naturalmente que quem não tem nada para dizer, ou muito pouco para dizer, acaba por cometer gafes, cair no discurso falacioso.
A falta de ideias é veneno que corrói a sociedade, ainda mais se atendermos a um concelho com a dimensão do concelho de Coruche, com as suas características próprias, e com um passado de 25 anos de governação CDU.
Se existissem ideias, âmbito temporal não faltou para as demonstrar… contudo tal não se verificou.
Mas pior do que não ter ideias, é perceber que não se é alternativa…aí o veneno torna-se fatal e caí-se completamente no ridículo.
Perceber que quem agora esta á frente do concelho e quem suporta essa liderança tem um projecto que não se limita ao ultimo mandato, mas com visão e planificação de futuro.
Foi o que aconteceu na apresentação do Plano Estratégico Coruche 2020 pelo Prof. Augusto Mateus, na sessão extraordinária de 22 de Abril de 2009. Cumpre fazer algumas considerações sobre este triste episodio.
Considerações essas que revelam bem, o panorama da oposição em Coruche ao PS:
- O que se tem verificado no decorrer deste mandato da AM é bem revelador daquilo que o maior partido da oposição nesta Assembleia, tem para oferecer aos cidadãos do nosso concelho, ou seja, um verdadeiro vazio político, sem alternativas e sem ideias fundamentadas. No fundo, o que temos aferido é que o dogma da CDU, ora umas vezes crente no seu longínquo passado, ora outras vezes completamente perdido e de braços cruzados, se tem revelado impotente e com uma atitude em que em nada contribui para o progresso e desenvolvimento do concelho de Coruche. Ainda para mais, numa altura em que urgem soluções e contributos derivados sobretudo da conciliação entre as varias forças politicas. Ora, na AM, órgão, que devia ser o palco dessa conciliação tal não acontece.

- É este alheamento e esta politica do bota-abaixo que se tornou patente na referida sessão da Assembleia.
Nada que nos surpreenda. Como não nos surpreende os mecanismos usados, nem os ataques pessoais usados, em actos de desespero. Afinal é este o respeito que tem por Abril. As atitudes são a demonstração exterior dos compromissos que cada um de nós tem. E a atitude demonstrada pela CDU revelou bem o que tem para oferecer a Coruche. Irresponsabilidade, Desprendimento e Apatia por aquilo que é o Futuro.

E é essa mesma apatia, que agora quer renascer das cinzas…perguntam vocês: Projectos? Não! Essa é a parte que realmente não muda. No corredor dos estrategas, é curioso saber quem vai assumir a candidatura, e com que moldes se envergará essa candidatura.
Mas mais do que este historial, na verdade o palco eleitoral em Coruche trás novidades.
Até que ponto algumas são subterfúgios? Metáforas?
A essa questão naturalmente não posso responder.
Mas como eleitora tenho a minha opinião. Na realidade, não nos podemos alhear destes novos movimentos que surgem e brincam com as palavras.
E não, não estou a criticar. Estou apenas a avaliar. Tudo o que for lufadas de ar fresco e contributos positivos para o desenvolvimento do concelho terão naturalmente o meu apoio e a minha observação.
Mas será essa a pretensão? Com candidatos anunciados, e listas a proliferarem por aí…de todo que não me parece tão só e apenas uma lufada de ar fresco, positivamente contributiva…juízos de valor á parte, e ainda á espera de perceber do que realmente se trata, observo na janela dos sentidos, tentando colocar a intuição de lado para acompanhar os próximos desenvolvimentos.

Mas para compor ainda mais este palco, eis que deambulava eu pela net, quando deparo com o site do Bloco de Esquerda distrital de Santarém… e aí sim… não posso deixar de comentar.
Já é sabido que o Bloco ira apresentar candidatura ao concelho de Coruche, e que está a organizar a sua lista, neste âmbito, está escrito o seguinte: “ também em Coruche o Bloco está a construir listas e conta apresentar-se como alternativa ao cinzentismo instalado naquele concelho”
Cinzentismo??? Foi de facto esta a palavra utilizada pelos bloquistas. Realmente, tal só revela um total desconhecimento sobre a realidade do concelho. E sobretudo, sobre o progresso e desenvolvimento que se tem prosseguido e que esta a olhos vistos ate pelo cidadão mais desatento. Por aqui, já podemos avaliar o tom da campanha.
Mas vamos aos factos, não descreverei aquilo que se tem de obras e de betão, porque essas são as obras evidentes, que saltão a olhos vistos e que por regra não constam na boca da oposição.
Mas falaremos daquilo que enquanto jovem e dirigente socialista me preocupa, e que tem sido cumprido, ao nível da política social pelo partido socialista na câmara municipal de Coruche, nomeadamente:
O programa Casas com Gente, o Programa de Apoio ao Conforto Habitacional, o Cartão do Reformado, as Bolsas de Estudo, o Apoio aos Passes Escolares, a Residência Estudantil, a Unidade Móvel de Saúde, o Apoio ao Centro de Dia da Fajarda e Lamarosa, o Apoio à Requalificação do Lar da Misericórdia, o Apoio à Construção da Unidade de Cuidados Continuados e o Apoio ao Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social.
De facto, falar de Coruche, é sentir Coruche. É estar no terreno e sentir os problemas dos munícipes. Não é adjectivar sem conhecer a realidade do concelho.

Faltou o conselho municipal de juventude estar a funcionar, mas de momento já esta em fase de projecto o regulamento. Com o qual a concelhia de Coruche da juventude socialista se congratula.
É neste âmbito, que de facto o palco eleitoral de Coruche vai estar a fervilhar.

Mas a democracia é isto mesmo, panóplias de candidaturas. E ainda bem. Esperemos então que essa panóplia de candidaturas, traga também uma panóplia de ideias. E sobretudo que haja uma discussão politica produtiva e útil para todos.

Da minha parte e da minha liderança na Concelhia é exactamente isso que quero dar e quero ver. Apoiamos a candidatura de Dionísio Mendes á CM, e de José Coelho á AM porque consideramos que o trabalho realizado nos últimos mandatos foi de saudar, pelo desenvolvimento, progresso e visão que coincide com a nossa visão para o concelho. Mas sobretudo, porque estamos certos, que tal vale não só pelo que foi, mas também por aquilo que ainda se pretende fazer. É pela continuidade e para que Coruche continue a INSPIRAR que estamos ao lado do Partido Socialista.
Termino apenas, frisando a importância do voto na AM, este é o órgão deliberativo do concelho, é de toda a importância reforçar a nossa percentagem na AM, pelos motivos acima expostos, penso que não são necessárias mais palavras.

Interpretações á parte, arregaçamos os braços e continuamos a trabalhar, como sempre fizemos.

Mara Lagriminha

presidente da juventude socialista de coruche

Acerca de mim

A minha foto
somos jovens...e somos socialistas!!! somos de coruche e por coruche - o secretariado da jota S!!!