A importancia do Voto Útil-artigo de opinião

Caros camaradas,
Eis o termino próximo da campanha eleitoral.
Aproxima-se o período de reflexão onde os eleitores terão de avaliar os vários candidatos que se apresentam a estas legislativas.
Tal tarefa, sabemos, nunca é fácil. E não é fácil, não só porque os programas que se apresentam e que constituem as linhas estratégicas dos vários candidatos, tem a duração de uma legislatura, sendo que o período de campanha não permite explorar pormenorizadamente cada uma dessas questões de fundo.
Mas também, porque o discurso de alguns candidatos, mais preocupados com o populismo e o facilitismo das massas, ou da sua “massa” disfarçam, camuflam os problemas reais do país com propostas que ficam bem de ouvido, mas que na prática são impossíveis.
É essa linguagem demagógica e falaciosa, que a extrema-esquerda quer fazer ouvir. De facto, o facilitismo do discurso e o dom da retórica tão caro a alguns protagonistas dessa facção não podem sobrepor-se à verdade dos factos.
Não a verdade dissimulada de MFL, mas a verdade de todos os portugueses que sabem, sim, sabem o quão difícil tem sido a crise internacional, e o esforço, que todos, temos feito nos últimos tempos.
É necessária seriedade. Seriedade cívica em primeiro lugar, e seriedade intelectual para discutir estes problemas. No balanço final, o único partido que mostrou um programa equilibrado nas diversas áreas de governação foi o Partido Socialista.
Podem alguns argumentar que o que esta aqui em causa não é a eleição do primeiro-ministro, mas a eleição dos deputados à AR dos diversos círculos eleitorais do país. É verdade. Não negamos. Contudo, é falso, que não esteja aqui em causa a eleição do futuro governo de Portugal.
E é neste ponto que temos de nos focar. Se assim não fosse, seria irrelevante apresentar-se ou não programas de governo. É essa matéria de facto que está em cima da mesa de voto, e que está nas mãos do povo, quando colocarem o seu voto na urna. E é com essa confiança, de que o programa do Partido Socialista, se assume claramente como um programa com sentido de governo, como nenhum outro partido conseguiu demonstrar nesta campanha, que confiamos que o resultado do dia 27 de Setembro emergirá, num voto de confiança ao PS, e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na última legislatura, com todas as limitações económicas derivadas da crise internacional que assolou o mundo.

Decidir não é fácil. As escolhas nunca são fáceis. E ter na mão o poder de definir o futuro do país nos próximos anos, é uma grande responsabilidade. É essa responsabilidade que todos temos de ter e exercer aquilo que a doutrina politica chama de voto útil.
Tal como nós, sabemos que não queremos que a Dra. MFL comande os destinos do país e por acréscimo os nossos destinos, decerto que também você não quererá regredir nas políticas sociais que o governo de José Sócrates desenvolveu, decerto que não quererá um país com maiores desigualdades, um país conservador e retrógrado. A única forma de tal não acontecer é votando no PS, o único partido de esquerda progressista que se apresenta nestas legislativas. É este partido de esquerda que representa os vários níveis da população e que tem responsabilidade e sentido de Estado. Sentido de Estado, por saber não só de onde vem, a sua tradição histórica de socialismo democrático, de luta pela liberdade, pela igualdade, pela democracia em sentido amplo, pela justiça, pela dignidade humana lato sensu, mas também por ter a consciência dos tempos que vivemos, de saber que só com uma forte aposta na formação dos jovens e adultos se poderá modernizar Portugal, por saber que a única forma de estarmos ao nível da media europeia é sermos reformistas, é intervirmos na sociedade, é transformarmos e inovarmos.
Por isso, o nosso voto será no PS.
E se está(S) indeciso, então a escolha só tem dois lados, o conservadorismo (PSD) ou o reformismo e o Progresso (PS). A escolha é tua!
E
Votar útil no próximo domingo é Votar PS!

Sem comentários:

Acerca de mim

A minha foto
somos jovens...e somos socialistas!!! somos de coruche e por coruche - o secretariado da jota S!!!